terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ceará indeniza mais 37 ex-presos políticos

. A comissão da Anistia foi criada em 2003 com a função de reconhecer a anistia de ex-presos políticos no Ceará. Mário Albuquerque ponderou, que mesmo tendo essa função, o papel principal da entidade é pressionar o Estado para reconhecer os atos cometidos e garantir que eles não voltem a acontecer
. O Ceará vai pagar hoje indenização a 37 anistiados políticos que sofreram torturas em dependências administrativas do Estado durante a ditadura militar, entre 1961 e 1979. Com essas compensações, já são 210 pagas pelo Governo cearense, num valor superior a R$ 1,3 milhão. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) será um dos recompensados de hoje. A solenidade está marcada para as 15 horas, no Palácio Iracema, com a presença do governador Cid Gomes, do secretário da Justiça e Cidadania Marcos Cals e do presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Mário Albuquerque.

Segundo Mário, o número de pedido de reparação ainda é pequeno: a defasagem do cadastro dos presos e a dificuldade que as pessoas têm de relatar os fatos, são causas desse número reduzido de processos.

O deputado Chico Lopes destacou que as indenizações têm apenas caráter simbólico. Ele afirmou que vai continuar lutando para que os torturadores paguem penas justas pelo que fizeram. “O valor financeiro é importante, mas o que mais importa é a punição dos torturadores. Os danos que eles causaram não têm reparo”..

Fonte: O Povo

0 comentários: